sexta-feira, 18 de junho de 2010

"A avaliação atravessa o ato de planejar e de executar; por isso, contribui em todo o percurso da ação planificada. A avaliação se faz presente não só na identificação da perspectiva político-social, como também na seleção de meios alternativos e na execução do projeto, tendo em vista a sua construção. Ou seja, a avaliação, como crítica de percurso, é uma ferramenta necessária a todo ser humano no processo de construção dos resultados que planificou produzir, assim como o é no redimensionamento da direção da ação". Luckesi (1998, p. 118)



PRIMEIRA ETAPA: CONSTITUINDO UM PERCURSO...
Nesta pesquisa tive como ponto de partida as seguintes indagações: Que tipo de site avaliar? Qual a contribuição deste site para a sala de ambiente de Oficinas Tecnológicas? Quais os objetivos desta pesquisa? Elegi estes três questionamentos para iniciar o meu percurso de investigação acerca de um site, como sugerido na tarefa, pois entendo que eles propiciam uma concatenação de idéias básicas que subsidiam o leitor na compreensão introdutória da tessitura de minha pesquisa.
Que tipo de site avaliar? Qual a contribuição deste site para a sala de ambiente de Oficinas Tecnológicas? Essas perguntas estiveram comigo durante os momentos em que pesquisava na internet opções para desenvolver a minha pesquisa. Sabia que o site tinha que estar relacionado com a Educação mas, também gostaria de articular de alguma forma à proposta da sala de ambiente de Oficinas Tecnológicas. Depois de visitar vários sites, optei em trabalhar com o site http://educarparacrescer.abril.com.br/ e dentre as páginas deste site, elegi a página que trata da Educação de Multimídias, dessa forma, consegui lograr êxito e delimitar o meu trajeto.
Escolhido o objeto de investigação, pontuo que o meu objetivo nessa pesquisa é avaliar esse site em sua amplitude, observando a estética, organização, os conteúdos e as ferramentas disponibilizadas. Dentre os aspectos específicos: analisar quais os tipos de conteúdos utilizados; conhecer o funcionamento das multimídias disponibilizadas no site, identificar as disponibilidades de relacionamento.

SEGUNDA ETAPA: PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Adotei o procedimento metodológico a partir da abordagem de análise crítica tendo como fundamentação a concepção de planejamento e avaliação dos teóricos citados nas Referências, como também os sites. Elegi os seguintes critérios de avaliação para análise do site http://educarparacrescer.abril.com.br : 1) Visualização da página (organização, cores, imagens, distribuição dos conteúdos, publicidade, links), 2) Recursos disponibilizados, 3) Relacionamento, 4) Análise dos conteúdos.


TERCEIRA ETAPA: APRECIAÇÂO DO SITE
1) VISUALIZAÇÂ DA PÁGINA
O link que dá acesso a esta página (Multimídias de Educação) está localizado na página principal, no lado esquerdo com o nome MULTIMIDIA.

Análise:: é uma página bem organizada, estruturada e que tem várias possibilidades de pesquisa, constata-se este fato nos diversos links que permitem a navegação em todo o site, dentre eles: Abril.com, Notícias, Entretenimento, Esporte, Homem, Mulher, Revistas e site Abril, Busca, Assinatura, Loja Abril, Indicadores, Aprendizagem, Leitura, Comportamento, Gestão escolar, Política pública. Caracteriza-se por ser uma página atrativa, criativa, colorida, porém não é uma página que demora a ser acessada, seus conteúdos são distribuídos em diversos assuntos sobre educação e disponibiliza vários recursos tecnológicos, tais como: vídeos, entrevistas, oficinas, jogos, dentre outros.

2) RECURSOS DISPONIBILIZADOS
Além dos recursos já citados, o site disponibiliza o acesso:
2.1) Facebook: é uma rede social que tem diversas funcionalidades interessantes e agrega inúmeros serviços e aplicativos. (mais informações acesse http://g1.globo.com.br)

2.2) Twitter: é uma rede social, da qual todos podem participar, independentemente da idade, do sexo, da situação financeira, do país que a pessoa mora, enfim. Ele é como um Orkut, um Facebook, porém mais conhecido ainda. Um site de comunicação que tem a cada dia mais se superado, e criado mais seguidores e usuários. Para você ter ideia as crianças do Reino Unido deverão até mesmos estudar o “Twitter” na escola juntamente com o “Wikipédia”, pois realmente é muito bom que as crianças cresçam se interagindo e aprendendo com a internet. O slogan do Twitter é “What are you doing?” que em português significa “O que você está fazendo?”, uma frase que sem dúvidas você já deve ter ouvido nas bocas das pessoas. Para se cadastrar basta entrar em “twitter.com”, clicar em “Get Started-Join!”, então preencher alguns campos pessoas e pronto! Você já fará parte de uma grande rede de amigos, onde até mesmo celebridades será possível encontrar. (Informações adquiridas do blogdicas.com.br)

2.3) Orkut
2.4) Youtube: YouTube é um site que permite que seus usuários carreguem e compartilhem vídeos em formato digital. Foi fundado em fevereiro de 2005 por três pioneiros do PayPalGraham, Jefferson (2005 - nov-21). USA Today. Gannett Co. Inc.. (em inglês) visitado em 28 de julho de 2006. ...
pt.wikipedia.org/wiki/YouTube
2.5) RSS: ou “ Real Simples Syndication”, é um formato de distribuição de notícias pela internet. A ferramenta alerta o leitor sempre que uma nova notícia é publicada, sem que seja necessário acessar a página a todo instante. Também é possível receber as novidades de seus blogs preferidos vis RSS.
Análise: Toda essa diversidade comprova a amplitude do site, pois permiti que o usuário conheça sobre muitos assuntos, ou seja, ao mesmo tempo em que está se informando está também interagindo com as ferramentas que o computador disponibiliza para se ter acesso ao mundo digital.
3) RELACIONAMENTO
Análise: o site disponibiliza os serviços de fale conosco que pode ser direcionado para uma denúncia, tirar dúvidas, compras de revistas, contar uma história de sucesso, dentre outros. Segundo alguns colegas, as perguntas ou quaisquer outras informações encaminhadas para esses serviços, tem um retorno rápido e acrescentaram que estão satisfeitos com o atendimento.

4) CONTEÚDOS
Considero interessante, primeiramente, elencar os conteúdos tratados na página e, posteriormente, fazer o comentários.
MULTIMÍDIAS DE EDUCAÇÃO
Divirta-se e informe-se sobre a qualidade da Educação brasileira nestes especiais multimídia feitos pela equipe do Educar para Crescer.
1) Novo Jogo

Como se escreve?

Um jogo divertido para treinar o RR, o SS e outras regras da língua portuguesa

2) Biblioteca Básica
Livros para uma vida

O que ler dos 2 aos 18 anos? Especialistas escolheram 204 obras essenciais para crianças e jovens – e adultos também

3) Top 10
Best-sellers teen
Harry Potter, Crepúsculo e os oito livros mais lidos pelos adolescentes. Saiba como trabalhá-los em casa e na escola e como, a partir deles, levar à leitura dos clássicos

4 ) O jogo das Palavras

Como se escreve?
Um game para você treinar os pontos principais do novo acordo ortográfico da língua portuguesa
5) Mundo do Adolescente
A TV que seu Filho vê
High School Musical, Gossip Girl... Conversamos com psicólogos e pedagogos para você ficar por dentro das principais séries da telinha
6) história da Educação

Beabá do Brasil

Os jesuítas, o marquês de Pombal, Paulo Freire, o Enem. Veja essas e outras histórias da Educação brasileira

7 ) Educação municipal

Mapa da educação brasileira

De Porto Alegre a Manaus, veja os principais indicadores da qualidade do ensino nas 26 capitais do país
8) Férias no Museu
Atrações educativas

Conheça 20 atrações divertidas e educativas para levar o seu filho. Divirta-se e vota na melhor delas!

Análise: acessei todos esses conteúdos e comprovei que são todos interessantes e apropriados para se trabalhar na educação, seja na escola ou em casa com os filhos, sobrinhos e netos. Ressalto que no item 8. Férias no Museu, o Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura de Fortaleza (CE) foi destacado como um locus para ser visitado nas férias. Todos os tópicos acima citados, são opções que ajudam a melhorar a educação e possibilitam o contato com as novas tecnologias da informação e comunicação (NTIC,) que permeiam no mundo globalizado.

CONSIDERAÇÕES

Posso inferir desta pesquisa que o resultado foi muito satisfatório e aproveito o ensejo para convidar todos os colegas, que ainda não conhecem este site, para visitarem e navegarem nas diversas possibilidades de aprendizagens que ele disponibiliza.

REFERÊNCIAS

BOGDAN, Roberto; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. Porto: LDA, 1994.(Coleção Ciências da Educação).
HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Educação & Realidade, 1998.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar. São Paulo: Cortez, 1998.

Outras Fontes
blogdicas.com.br
http://g1.globo.com.br
pt.wikipedia.org/wiki/YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário